1.19.2012

MEME = REPLICATOR = VIRAL = BORDÃO

Os leitores do blog ("menos a Luisa, que está voltando hoje do Canadá") talvez se lembrem de uma postagem anterior ("go viral = virar febre na Internet") sobre "memes", parcialmente reproduzida abaixo:
Meme = A unit of cultural information, such as a cultural practice or idea, that is transmitted verbally or by repeated action from one mind to another (a replicator).
               A hashtag #LuizaEstaNoCanada ficou em 1º lugar nos trend topics do Twitter no Brasil na tarde desta quinta-feira (12). A hashtag se refere a uma frase dita em um comercial veiculado em algumas TVs da Paraíba, onde o colunista Gerardo Rabello é o garoto propaganda de uma construtora. No comercial ele apresenta a família e em um momento ele diz “fiz questão de reunir toda a minha família, menos Luiza que está no Canadá…”. Luiza é filha do colunista e não participou do comercial. A frase "bombou" na internet, em todas as variações possíveis e imagináveis e rendeu inúmeros artigos na Internet ("Dez passeios para fazer com a Luisa no Canadá”; charges (Obama no Canada: “Vim conhecer a Luisa”); Cantor Lenine para a platéia:“Que maravilha, está todo mundo aqui, rapaz! Só não está a Luiza, que está no Canadá”) e propaganda (“Que tal visitar a Luisa no Canadá “ - Decolar.com). Dizem que ela volta hoje e já tem várias entrevistas agendadas e muitos jornalistas à sua espera no aeroporto!
             Outra hashtag (#) surgiu esta semana na Itália: "Vada a bordo, cazzo!" e camisetas foram impressas com esse grito e palavrão dirigidos ao capitão do navio acidentado.