2.20.2009

BULLY / BULLYING / BULLYRAG

O noticiário de hoje comenta as medidas que serão tomadas para coibir, na escola, comportamentos caracterizados como “bullying”. O site “http://www.bullying.com.br” trata disso especificamente e dá a seguinte conceituação:

"O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes: Agredir - Ameaçar - Amedrontar - Assediar - Aterrorizar - Bater - Chutar - Colocar apelidos - Discriminar - Dominar - Empurrar - Encarnar - Excluir - Fazer sofrer - Ferir - Gozar - Humilhar - Ignorar - Intimidar - Isolar - Maltratar - Ofender – Oprimir - Perseguir - Quebrar pertences - Roubar - Sacanear - Tiranizar - Zoar."

O termo “BULLY” também pode significar:
Bravo! Muito bem! (Bully for you!)
Carne Salgada (Bully beef)
Início do jogo de hóquei (Bully-off)

Apesar de ter tantos sinônimos em português, parece que o termo em inglês ("bullying") é o único a comunicar exatamente a qual comportamento estamos nos referindo. Mais uma vez caminhamos para o bilinguismo (bilingualism). Isso é bom ou ruim?