4.27.2012

DIM SUM (CHINA) = SHUMAI (JAPÃO) = TAPA (ESPANHA) = ANTIPASTI (ITÁLIA) = PETISCOS

Segundo o livro Dim Sum – The Essential Kitchen (algo como "Dim Sum – A Cozinha Essencial"), de Vicki Liley, a iguaria foi popularizada pelas casas de chá, mas há quem diga que foi criada pelo chef de um imperador chinês que queria conhecer a comida de todos os cantos de seu império. Para agradá-lo, o cozinheiro reuniu todos os sabores e preparou uma espécie de menu degustação: recheou pequenos pastéis de massa fina com um pouquinho de cada prato. Hoje, as casas de chá chinesas servem a combinação chá+dim sum em todos os horários do dia, principalmente pela manhã.” http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI97895-15228,00.html
             Servidos sempre em três ou quatro unidades, os dim sums também podem constituir toda a refeição. Um dos melhores restaurantes chineses de Londres, o “Royal China” abre às 11h30. A partir das 11h00, principalmente aos domingos, já começa a se formar uma fila imensa na porta do restaurante, Quem chegar após o meio-dia, provavelmente só será atendido depois de horas de espera. “A dim sum meal at the Royal China is the ideal Sunday afternoon treat - but it's probably best to book ahead; the queues can be extensive.”
            Uma boa idéia é visitar o site do restaurante, fazer uma lista dos que parecem mais apetitosos e levar ao restaurante. Trarão à mesa um ou dois pratos de cada vez. Um dos que eu mais gosto  é o Peking Duck [pancakes with thin strips of duck meat, scallion and hoisin sauce – Coloque uma panquequinha no prato, lascas de pato por cima, molho e cebolinha verde. Enrole ou faça uma trouxinha e aí é só comer]. Outro é este: “xiao long bao (soup dumplings made of balls of pork or crab, encased in a wrapper that holds the soup inside¨. No Brasil, há o Ping Pong, filial de um restaurante de Londres, que serve dim sums tipo "fast food". Lá o Peking Duck é o "crisp duck spring roll".