1.05.2009

REFORMA ORTOGRÁFICA

Alfabeto: + k, y e w

Trema: Eliminado, exceto em nomes próprios e seus derivados.

Hífen: Não mais usado quando a primeira palavra terminar com vogal e a segunda começar com consoante (Agora: antirrugas, autorretrato), ou quando a primeira palavra terminar com letra diferente da que começar a segunda (Agora: autoestrada, infraestrutura). Será usado quando a palavra seguinte começa com b, h, r, m, n ou com vogal igual à ultima do prefixo (Agora: anti-imperialista, super-homem, inter-regional, sub-base) e quando a primeira palavra terminar com vogal ou consoante igual à letra que começar a segunda (Agora:micro-ônibus, contra-ataque, micro-ondas)

Acento agudo: Eliminado em ditongos abertos ‘‘ei’’ e ‘‘oi’’ de paroxítonas, paroxítonas com ‘‘i’’ e ‘‘u’’ tônicos precedidos de ditongo, nas formas verbais com ‘‘u’’ tônico, precedido de ‘‘g’’ ou ‘‘q’’ e seguido de ‘‘e’’ ou ‘‘i’’, “i” e no “u” tônicos quando vierem depois de ditongo em palavras paroxítonas. (Agora: jiboia, apoio, plateia, europeia, feiura). As palavras herói, papéis e troféu continuam sendo acentuadas porque têm a ultima sílaba mais forte. O acento permanece se o “i” ou o “u” estiverem na ultima sílaba (Piauí e tuiuiú). Na letra “u” dos grupos que, qui, gue e gui o acento também deixa de existir (Agora: averigue).

Acento diferencial: Eliminado em alguns casos (Agora: para, pela, pelo, polo, pera). (O acento diferencial não deixa de ser usado em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma também continua sendo acentuada para ser diferenciada de forma.

Acento circunflexo: Eliminado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer , dar, ler, ver e seus derivados; palavras terminadas em hiato ‘‘oo’’. Também eliminado nas palavras terminadas em “êem” e “ôo” (Agora: creem, veem, leem, enjoo)

Veja, no link abaixo, uma tabela publicada pela Folha:
http://media.folha.uol.com.br/educacao/2009/01/02/reforma_ortografia.pdf